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Saúde mental no trabalho: 7 dicas para lidar em um ambiente instável e com sobrecarga de trabalho

  • Foto do escritor: Juliana Starosky
    Juliana Starosky
  • 26 de jul. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de out. de 2023

Por Juliana Starosky


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A saúde mental é uma parte integrante do nosso bem-estar geral, que muitas vezes é negligenciada, principalmente no ambiente de trabalho. Com demissões recorrentes, equipes enxutas, falta de recursos para o desenvolvimento de pessoas e equipes cada vez mais juniores, o ambiente de trabalho pode se tornar instável e sobrecarregado, impactando diretamente a saúde mental dos colaboradores. Por isso, é essencial aprender a gerenciar essa situação.

Aqui estão sete dicas para ajudar você a lidar com um ambiente de trabalho instável e sobrecarga de trabalho.

1. Autocuidado é fundamental


Antes de mais nada, como você está cuidando de si mesmo? Dormir bem, alimentar-se de maneira adequada e praticar exercícios físicos regularmente pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.


Encontre recursos que estão disponíveis para que você possa colocar na prática, seja o canal de alguém que você admira, minha sugestão é o Casa do Saber que possui um canal no Youtube com muitos conteúdos gratuitos e valiosos com profissionais da área da saúde mental que conhecem corpo e mente.


Lembre-se de que, se você esta no home office é fundamental que saia para ter contatos sociais com outras pessoas, ficar 100% fechado em seu mundo, não faz bem para a sua mente. Afinal, somos seres sociais. Então, procure sair para um café, almoçar, enfim, fazer uma tarefa fora de sua casa. O mesmo para você que está no híbrido ou presencial, às vezes é importante mudar a chave, fazer contato com pessoas que não sejam do trabalho para falar sobre assuntos totalmente diferentes, é importante para aliviar o estresse.


2. Organize-se


Você está gerenciando bem o seu tempo? Organização é a chave para evitar a sensação de sobrecarga. Priorize tarefas, delegue quando possível e estabeleça limites claros entre o trabalho e a vida pessoal.


Aqui eu uso o Microsoft To Do e a agenda do próprio Google e baixo os aplicativos no celular com lembretes sonoros, o que me ajuda a lembrar das tarefas que tenho todos os dias, costumo equilibrar o que é do trabalho, com o que é da vida pessoal, sem esquecer de ter um tempo para mim mesma.


3. Comunique-se


Você tem conversado abertamente sobre suas preocupações e limites com seus superiores? A comunicação aberta e transparente pode levar a soluções que beneficiem tanto o indivíduo quanto a equipe.


A comunicação é uma competência que todo profissional deveria investir, com ela você tem ganhos imensuráveis, não só para a vida profissional, como também pessoal. Então, ter consciência de como você se comunica e como o outro ouve a sua mensagem é importante. Seja verdadeiro nos relacionamentos que possui na empresa, sem esquecer que o ambiente corporativo é 99% competitivo, use diplomacia em sua comunicação, sem perder sua verdadeira essência. Ah, não esqueça de fazer perguntas para quem está se relacionando com você na empresa, para que ele também reflita sobre alternativas para determinados problemas que tomam o tempo de todo mundo.


4. Pratique Mindfulness


Você já experimentou práticas de mindfulness? A atenção plena ajuda a reduzir o estresse, melhorar a concentração e manter o equilíbrio emocional.


Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática que envolve focar sua atenção no momento presente, aceitando-o sem julgamento. Isso pode ajudar a reduzir o estresse, aprimorar o foco e promover um melhor bem-estar emocional.


Para aplicar o mindfulness no trabalho, a sugestão é que você faça pequenas pausas durante o dia para praticar a atenção plena. Isso pode envolver focar na sua respiração, prestar atenção nas tarefas que está realizando, ou mesmo apenas prestar atenção aos sons e sensações ao seu redor.


5. Desenvolva a resiliência


Você está trabalhando para melhorar sua capacidade de recuperação? A resiliência não é apenas a capacidade de resistir, mas também a habilidade de se recuperar dos desafios.


Costumo dizer que o nosso nascimento já é um processo traumático. Afinal, já começamos a vida com uma palmada na bund*, não é mesmo? Então, é isso ai, precisamos encontrar formas de encontrar internamente ou com ajuda externa recursos que nos ajudem a enfrentar esses desafios, porque eles são para todos. Não conheço ninguém, que não tenha uma história de superação que tenha enfrentado, cada um, a viu de um jeito e a enfrentou de uma forma. Infelizmente, a nossa vida não é mundo Disney. Logicamente, que algumas coisas precisam ser analisadas, aqui estamos falando apenas sobre sobrecarga no trabalho e não sobre demais assuntos como assédios, preconceitos, entre outros.


6. Busque ajuda profissional


Já pensou em procurar apoio profissional para lidar com o estresse e a ansiedade? Psicólogos e mentores de carreira são recursos valiosos para lidar com questões de saúde mental. A prática da associação livre, que muitos julgam como "bapo de boteco" ou "estou falando e ele só me ouve" é riquíssimo, porque toda essa energia colocada para fora e fala e escuta direcionada por alguém especialista no assunto, só lhe ajuda na elaboração do que está confuso em sua vida profissional e às vezes até pessoal.


7. Encontre um mentor de carreira


Você já tem um mentor de carreira? Eles podem ser uma excelente fonte de orientação, oferecendo conselhos, insights e um ouvido compreensivo.


O mentor de carreira com formação em psicologia é uma riqueza que você tem para lhe ajudar em seu processo de desconstrução de "problemas" internos. Nem sempre, conseguimos resolver tudo sozinhos e afinal, não precisamos porque essa história de super heróis cabem apenas aos cinemas, na vida real não é bem assim que funciona, todos nós somos vulneráveis e temos momentos de instabilidades.


A sobrecarga de trabalho não apenas afeta a saúde mental do indivíduo, mas também pode ter impactos negativos para a empresa a curto, médio e longo prazo. No curto prazo, pode levar a erros, faltas e baixa qualidade do trabalho. No médio prazo, pode causar esgotamento (burnout), afetar o moral da equipe e a retenção de funcionários. No longo prazo, pode levar a sérias consequências de saúde para os funcionários e danos à reputação da empresa.


Como o renomado psicólogo Abraham Maslow disse: "O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma". Portanto, é essencial que você invista em autoconhecimento e cuide de sua saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho. E lembre-se, buscar apoio e ajuda não é um sinal de fraqueza, mas um passo em direção a um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.


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Grande abraço e uma boa semana!

Juliana Starosky


 
 
 

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