8 riscos de terceirizar a sua carreira.
- Juliana Starosky

- 10 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Por Juliana Starosky
Olá como vai? Quero hoje falar sobre o que ocorre quando você terceiriza a sua carreira.
Quando um profissional deixa sua carreira inteiramente nas mãos do departamento de Recursos Humanos e da liderança da sua empresa, alguns cenários e situações podem ocorrer. É importante ressaltar que os resultados dependem muito do tipo de empresa, da cultura do local de trabalho e do indivíduo em questão.

Aqui estão alguns tópicos potenciais mais comuns:
1. Desenvolvimento limitado:
Sem iniciativa própria, o profissional pode se encontrar limitado a oportunidades de desenvolvimento de carreira que são escolhidas por terceiros. Isso pode limitar seu potencial de crescimento.
2. Falta de satisfação no trabalho:
A carreira do profissional pode não ser desenvolvida de acordo com seus interesses pessoais, levando à falta de satisfação e motivação. Provavelmente, o profissional por falta de autoconhecimento e avaliação adequada da empresa, não consegue ter consciência de seu valor e o que deseja verdadeiramente para sua carreira e que caminhos deve seguir.
3. Falta de controle:
Ao deixar sua carreira nas mãos de outros, o profissional pode se sentir sem controle sobre o próprio futuro. Vestir a camisa da empresa é legal, mas vestir a sua às vezes, é fundamental.
4. Oportunidades perdidas:
A liderança da empresa e o RH podem não estar cientes de todas as aspirações ou habilidades do profissional, o que pode resultar em oportunidades de progresso de carreira perdidas. Muitos profissionais apenas acreditam que fazer o trabalho do dia a dia e aguardar o reconhecimento por isso, os fará ter visibilidade e sabemos que não se trata de apenas isso, é fundamental comunicar e se relacionar de forma ativa e construtiva, promovendo sua marca pessoal em doses homeopáticas
5. Dependência da empresa:
Se a empresa sofrer alterações estratégicas, enfrentar dificuldades financeiras ou mesmo decretar falência, o profissional que não tomou controle da própria carreira pode encontrar dificuldades para se adaptar ao novo cenário.
6. Estagnação de carreira:
Sem um plano de carreira pessoal ou aspirações claras, o profissional pode encontrar-se estagnado, realizando as mesmas funções por muitos anos sem progressão.
7. Baixa visibilidade:
O profissional pode não ser percebido como alguém proativo ou interessado em progressão na carreira, o que pode afetar suas chances de promoções ou novas oportunidades.
8. Desalinhamento de expectativas e falta de reconhecimento | oportunidades:
Pode haver um desalinhamento entre as expectativas do profissional e as oportunidades oferecidas pela empresa, levando a frustrações e conflitos.
Quando você assume assume o protagonismo na carreira, você ganha uma série de benefícios, incluindo:
Autonomia: A autonomia é um dos principais benefícios do protagonismo na carreira. A pessoa tem controle sobre seu caminho profissional e pode tomar decisões que se alinhem melhor com seus objetivos pessoais e profissionais.
Motivação e Segurança: Ao ser a personagem principal de sua carreira, a pessoa tende a ter uma maior motivação para alcançar suas metas, já que elas são geralmente definidas por si mesma.
Desenvolvimento pessoal e profissional: Assumir a responsabilidade pela própria carreira geralmente implica em buscar constantemente melhorias e aprimoramentos, tanto em habilidades técnicas quanto em habilidades interpessoais.
Reconhecimento: Ser o protagonista de sua carreira pode levar ao reconhecimento profissional, tanto dentro quanto fora da organização.
É importante lembrar que, embora o RH e a liderança tenham um papel importante no desenvolvimento de carreira de um profissional, a responsabilidade final pelo crescimento e progresso da carreira está nas mãos do próprio indivíduo.
--------------
🤩Ah, tenho alguns convites, se fizer sentido para você que deseja investir em sua carreira!
👉🏻Saiba mais sobre mim: https://bit.ly/41VATSF
👉🏻Me siga aqui no LinkedIn - https://bit.ly/3HtjqZx
👉🏻Assine a Newsletter Headhunter de sua carreira - https://bit.ly/41EuFGw
E, se puder:
🤩 Curta, Comente e Compartilhe esse conteúdo com sua rede!

Juliana Starosky
Ajudo você Executivo e Gerente a construir a sua marca no mercado de trabalho | +18 anos em Executive Search, Headhunter, Coach, Psicóloga |+ 45k seguidores | 191 artigos publicados
Possuo experiência de 18 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog do Headhunter para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho, hoje com 210.024 acessos.
Contatos:
WhatsApp: (11) 97319-9230
juliana@staroskyconsultoria.com.br
#MarcaPessoal#JulianaStarosky#StaroskyConsultoriadeRH#CarreiraDeSucesso#DesenvolvimentoProfissional#ConstruaSuaMarca#CrescimentoDeCarreira#BrandingPessoal#EstratégiaDeCarreira








Comentários