Navegando em tempos incertos: Preparando-se para a possibilidade de uma demissão
- Juliana Starosky
- 26 de jun. de 2023
- 4 min de leitura
Por Juliana Starosky
Olá bom dia, hoje quero falar com você sobre o incerto e você não tem nenhum controle, que é o momento de uma possível demissão.

Você deve saber que, vivemos em um mundo corporativo cada vez mais imprevisível, o risco de demissão é uma realidade que todos os profissionais enfrentam, independentemente do tempo em que estão na empresa. Fatores como cenários econômicos, oscilações financeiras, estratégias de negócios e outros elementos fora do controle individual podem desencadear decisões corporativas para reestruturar e reduzir o quadro de funcionários.
É um cenário desafiador e, muitas vezes, desconcertante. Os sentimentos associados à demissão variam desde espanto, medo, incerteza, tristeza, raiva e até mesmo alívio. No fundo, os profissionais vivem todo processo de luto, que são: Primeiro estágio: negação e isolamento - Segundo estágio: raiva - Terceiro estágio: barganha - Quarto estágio: depressão - Quinto estágio: aceitação. No entanto, com preparação e a perspectiva correta, é possível navegar por esse turbilhão de emoções e emergir mais forte do que nunca. Logicamente, que existem aqueles que se sentem livres, porque a empresa fez algo que não tinham coragem de fazer, que é pedir demissão e se sentem livres para começar algo novo, encaram a demissão como um “presente.
Reconhecendo os Sentimentos Comuns de Demissão
Você deve saber que ser demitido pode levar a uma variedade de sentimentos e cá entre nós, eu também já passei por essa situação e sei da sensação de impotência, mas essa possibilidade existe para todos, até para o CEO de uma empresa. Vamos aos sentimentos comuns, quando isso ocorre.
Entre os mais comuns estão o medo do desconhecido, a sensação de perda e uma aguda sensação de rejeição e reconhecimento. A ansiedade sobre a segurança financeira e a incerteza sobre o futuro da carreira também são comuns. É importante reconhecer que esses sentimentos são normais e fazer parte do processo de lidar com a mudança. Alguns profissionais ficam tentando encontrar onde “falharam” e nem sempre a resposta é possível, porque normalmente nem toda empresa revela a motivação verdadeira. Então, ao invés de você ficar tentando entender o que já se foi e perder energia nisso, invista no que ela não lhe tirou que é sua carreira, todo seu conhecimento e experiência tem valor para outra empresa, só precisa saber se posicionar e ter paciência, porque isso não ocorre da noite para o dia.
Preparando-se para a Possibilidade de Demissão
Para se preparar para a possibilidade de uma demissão, aqui estão algumas dicas práticas:
1. Mantenha suas Habilidades Atualizadas: O mercado de trabalho está em constante evolução. Manter-se atualizado com as tendências do setor e aprimorar suas habilidades regularmente pode ajudá-lo a permanecer competitivo caso precise procurar um novo emprego. Calma, só foi lhe tirado um “crachá” seu potencial continua aí com você e pode servir para outra empresa que busca alguém com o seu perfil.
2. Estabeleça uma Rede de Contatos: Networking é vital. Mantenha contato com colegas, ex-colegas de trabalho e profissionais do setor. Eles podem ser uma fonte inestimável de apoio e oportunidades se você se encontrar em transição de carreira.
3. Mantenha seu Currículo e Perfil do LinkedIn Atualizados: Não espere até estar em transição de carreira para atualizar seu currículo e perfil do LinkedIn. Manter essas ferramentas de carreira atualizadas irá posicionar você de maneira mais favorável para possíveis empregadores. Deixe aqueles modelos resumidos do Canva de lado, isso não cabe para você que é um Gerente ou Executivo, você tem história para contar e precisa de conteúdo em seu Currículo, respeite o limite de até 3 páginas e construa valor para quem avalia alguém como você.
4. Tenha uma Reserva Financeira: Economizar parte do seu salário para uma reserva de emergência é fundamental. Isso pode fornecer uma rede de segurança em caso de perda de emprego e reduzir a ansiedade associada a preocupações financeiras. O tempo para buscar algo novo pode demorar de 6 meses, ultrapassando 1 ano dependendo de como está o mercado, não temos como prever isso, apenas temos uma estimativa com base na oferta e demanda, que ainda envolvem variáveis como segmento, área, localização, nível profissional, faixa salarial, enfim. Então, se previna!
5. Considere uma Mentoria de Carreira: Um mentor de carreira pode ser um guia valioso no seu desenvolvimento profissional. Eles podem fornecer conselhos, perspectiva e suporte, ajudando a orientar suas decisões de carreira. Contudo, avalie quem conhece na prática o mercado de trabalho e tenha vivências em assessorar profissionais em seu nível de atuação. Além, de saber quem irá lhe assessorar, avalie o Currículo dessa pessoa aqui no LinkedIn. Não resolve um bom vendedor sênior lhe vender a assessoria e na prática alguém júnior ou sem conhecimento prático de mercado, lhe assessorar.
Saiba a Importância da Mentoria de Carreira:
Um mentor de carreira é um profissional experiente que pode fornecer orientação e aconselhamento valiosos. Eles podem ajudar a esclarecer seus objetivos de carreira, identificar pontos fortes e áreas de melhoria e fornecer uma perspectiva útil. Em momentos de incerteza, como uma demissão, um mentor pode ser uma bússola, ajudando você a navegar por sua transição de carreira e a entender quais passos tomar a seguir.
Para concluir saiba que demissões, embora perturbadoras, não são o fim da estrada. Com a preparação adequada, apoio adequado e uma atitude resiliente, elas podem se tornar um catalisador para o crescimento pessoal e profissional. Lembre-se, a jornada da carreira não é uma linha reta, mas um caminho com curvas, voltas e desvios que eventualmente o levarão ao seu destino desejado.
Aproveite essa oportunidade para se reinventar em sua carreira!
-------------
Juliana Starosky
Ajudo você Executivo e Gerente a construir a sua marca no mercado de trabalho | +18 anos em Executive Search, Headhunter, Coach, Psicóloga |+ 45k seguidores | 191 artigos publicados.
Possuo experiência de 18 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criei um Blog do Headhunter para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho, hoje com 210.024 acessos.
Contatos:
WhatsApp: (11) 97319-9230
juliana@staroskyconsultoria.com.br
Comments